terça-feira, março 13, 2007

A importância da amamentação

Kruger National Park, Novembro 2006

"Incentivar a mãe a amamentar é compreender que normas e disciplinas rígidas não condizem com um relacionamento a dois. Aceitar que amamentar é natural. Aprender que amamentar é estimular o entendimento entre mãe e filho" Vera Vinha
São muitas as vantagens da amamentação: nutrição, carinho, aconchego, afecto, relação mãe/filho, protecção imunológica, respiração...sendo muito importantes também os exercícios funcionais realizados com a língua, lábios e bochechas. O processo da amamentação desencadeia o trabalho de um conjunto de músculos de modo a estimular o crescimento e o desenvolvimento ósseo que influenciam a forma da face e a harmonia dos dentes.
Vários estudos comprovaram que a duração insuficiente da amamentação está associada à presença de hábitos de sucção persistentes em crianças com a dentição decídua completa. Sabe-se ainda que a presença de maus hábitos orais como a chupeta, onicofagia ('roer as unhas'), sucção digital ('chuchar o dedo') e morder objectos estão associados a maloclusão (Sousa FRN, 2004).